A NOVA ORDEM MUNDIAL 2

 


6) Os blocos econômicos

Ø  Blocos Econômicos são designações dadas as associações de países, que em geral pertencem a uma mesma região geográfica, estabelecendo relações comerciais (econômicas) privilegiadas entre si e atuam de forma conjunto no mercado internacional.
Ø  Surgiram a partir da necessidade de alianças entre os países para melhorarem a sua competitividade no mercado internacional devido o movimento neoliberal e de globalização.
Ø  Esses blocos aumentam a interdependência das economias dos países membros. Um mesmo país pode pertencer a diferentes blocos econômicos. A regionalização econômica é acompanhada dum movimento global (no plano mundial) de liberalização do comércio, comandado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) que substitui o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (Gatt), criado em 1947.
 
7) Os tipos
 
Ø  A literatura econômica reconhece pelos menos cinco formas diferentes de encaminhamento para uma integração regional: 
 
01-  Área de Tarifas Preferenciais: Redução tarifária parcial entre dois ou mais países, com ou sem uniformidade.
02- Área de Livre Comércio: Alíquota zero para as importações mútuas. o Nafta (Acordo de Livre Comércio na América do Norte – México, EUA e Canadá)
03-  União Aduaneira: Alíquota zero para as importações mútuas e tarifa externa comum.
04- Mercado Comum: A partir da União Aduaneira, liberar também o fluxo de capital e de mão-de-obra nos países do grupo. Mercosul (Mercado Comum do Sul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – Bolívia e Chile associados).
05- União Monetária ou Econômica: A partir do Mercado Comum, estreitar os laços mediante criação de moeda única, política externa e de defesa comuns: União Europeia.
 
8) Alguma coisa está  fora da nova ordem mundial   
      
Ø  África

·         Um continente sendo explorado pelos países ricos, com guerras civis, miséria, fome e mortes.
·         As potências capitalistas continuam explorando as suas riquezas em acordos com as elites locais.
·         O atraso tecnológico e a enorme desigualdade social não os tornam um mercado consumidor atraente e os deixa “desconectados” com as “novidades” da globalização.
 
9) As ONG’s – Organizações Não Governamentais

Ø  Objetivos

·         Atuar em áreas que o sistema capitalista ou os governos não atuam ou são insuficientes.
·         Há muita discussão sobre os reais interesses e objetivos de certas ONG’s, surgindo críticas como esta ser um elemento que faz barreira para o crescimento dos países em desenvolvimento (impedir a extração de ricos minerais em florestas) ou trabalho de espionagem.
·         Há muitos trabalhos sérios de inclusão social, desenvolvimento cultural ou defesa do meio ambiente.
 
10) O terrorismo atual

Ø  Sistema irracional da luta por uma causa que, na maioria das vezes, atinge civis.
Ø  O “terrorismo tradicional” está relacionado com lutas nacionais de libertação (que, às vezes, mistura religião) e vem atuando a muitos anos.
Ø  O modelo mais recente surgiu como resposta a impossibilidade de combater o sistema capitalista de exploração, que atua sobre os povos que possuem riqueza mineral, mas pobreza social e tecnológica.
Ø  O maior problema de combater este grupo de terrorista é que ele não é nacional, não está ligado diretamente a um país, mas sim a uma divergência de causa, religião e modelo econômico.

Comentários